Escola Itinerante capacita gestores e servidores em Mossoró

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) capacitou, através do projeto Escola Itinerante, gestores e servidores da região oeste do estado, em Mossoró. O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de março, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, e contou com a parceria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, e Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte – FECAM/RN.

O Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, fez uma avaliação positiva da primeira edição do evento neste ano, e comemorou a participação dos gestores: “O propósito da capacitação, auxiliando os gestores a não cometerem erros, é fundamental para a melhoria da gestão pública no Estado. Ficamos satisfeitos com a participação dos servidores e dos gestores, e vamos manter o propósito de auxiliar os gestores e promover mais capacitações”, afirmou Benes.

O evento atendeu uma área composta por 30 municípios da região Oeste e orientou gestores de prefeituras e câmaras municipais, com o principal objetivo prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada. No evento, foram discutidos temas como planejamento e orçamento municipal, Lei de Acesso à Informação e Portal da Transparência, funcionamento do sistema SIAI, execução da despesa pública, entre outros.

Os encontros regionais, denominados ‘Escola Itinerante’, tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada. As capacitações foram iniciadas em 2015, em parceria firmada com o TCE/RN e a Fecam/RN, e capacitam servidores de todas as regiões do Estado.

De acordo com o TCE/RN, os encontros atendem cerca de 700 gestores em todas as regiões do Estado. Além da região oeste, a capacitação também atenderá as demais regiões do estado.