Condições de chuvas para 2017 serão apresentadas em Jardim do Seridó

Jardim do Seridó sediará a Palestra “Condições de Chuvas para 2017 no Seridó Potiguar”. O evento que chegará a sua IX edição é coordenado pelo vereador José da Noite de Medeiros (PR) e acontecerá no próximo dia 7 de março, a partir das 9 horas da manhã na Câmara Municipal de Vereadores no Centro da cidade. A palestra será ministrada pelo gerente de meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot.

Na oportunidade, o pesquisador mostrará um estudo baseado nas condições meteorológicas momentâneas que buscam antecipar, com alguma certeza, as condições futuras. Por isso, a importância de buscar respostas para as seguintes perguntas: Como serão as chuvas? De que modo elas ocorrerão? Quanto irá chover? Ter essas respostas com confiabilidade é ter uma possibilidade de planejar as atividades e maiores chances de êxitos.

A palestra conta com o apoio do Poder Legislativo, Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMPARN, EMATER/RN e Associações Comunitárias de Jardim do Seridó; além da imprensa seridoense (blogs, portais, sites e emissoras de rádio).

Índice pluviométrico de Jardim do Seridó dos últimos 16 anos – Reprodução

Seridó potiguar

O clima semiárido impõe restrições às atividades econômicas do Seridó potiguar, principalmente a agricultura e a pecuária que tem grande dependência das chuvas que ocorrem com maior frequência no período de fevereiro a maio na região. Neste sentido, a organização aguarda com muita expectativa a presença da população jardinense, principalmente do homem e a mulher do campo, devido à importância do evento para o sertanejo seridoense.