Ciclofaixa da Rota do Sol é inaugurada pelo governador Robinson Faria

A ciclofaixa possui sinalização vertical e horizontal e ao longo da semana ganhará mais 20 placas - Foto: Ivanísio Ramos

Um dos principais corredores turísticos do Rio Grande do Norte ganhou um importante reforço neste sábado (4). O governador Robinson Faria inaugurou a ciclofaixa da Rota do Sol, atendendo a um pleito antigo de ciclistas e esportistas, e que dará mais segurança e comodidade para os que trafegam de bicicleta pela região. A obra teve investimento de R$ 1.646.906,37, foi concluída em nove meses e possui 5 km de extensão por 3 metros de largura, entre a rotatória do Bairro Cidade Verde até a entrada de Pium.

Na solenidade foram entregues ainda seis bicicletas para a realização de rondas pelos policiais militares. Os equipamentos foram adquiridos mediante projeto apresentado pela Polícia Militar à Justiça com recursos advindos das penas alternativas.

Para o governador Robinson Faria, a ciclofaixa cumpre um papel importante não apenas para fomentar a prática de esportes. “Muitas pessoas utilizam a Rota do Sol para se exercitar, mas nem sempre a relação com os veículos é amistosa. Já foram registrados muitos acidentes, inclusive com óbitos. Por isso mesmo atendemos a um desejo antigo da população, que era de fazer essa ciclofaixa para garantir um local exclusivo e dedicado, e evitar que bicicletas e pedestres tenham que disputar espaço com os veículos”, lembrou.

O chefe do Executivo estadual enfatizou que a estrutura só pode ser concluída em virtude da celeridade das obras por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Detran. A ciclofaixa possui sinalização vertical e horizontal e ao longo da semana ganhará mais 20 placas  para orientar o fluxo de motoristas, ciclistas e pedestres. Robinson Faria completou que ainda neste ano a avenida Roberto Freire será reformada e também será dotada de ciclofaixa, se interligando à Rota do Sol. Na zona Norte também será construída uma estrutura de 11 km.

Para o diretor do DER, general Jorge Fraxe, o órgão tem um objetivo definido. “Cabe a nós do Departamento transformar o pensamento da população em ações, e foi o que aconteceu com a ciclofaixa. Essa inauguração foi um marco para conseguirmos praticar a educação no trânsito que só se consegue com a socialização”.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Cicloviárias e da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte, Canutto Filho, também disse que a inauguração é um momento especial. “Vejo como um marco. As autoridades enxergaram que Natal estava atrasada em relação a outras capitais. Queremos agradecer ao governador, sobretudo porque o estado está em situação financeira difícil e ele foi muito sensível ao concretizar esse sonho”.

Estiveram presentes no evento a secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria, o diretor do Detran Marco Medeiros, o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Canindé de França, e o deputado federal Fábio Faria.

Ciclofaixa, uma alternativa saudável

Para Alexandre “Léo” Vidigal, de 35 anos, a rotina de andar de bicicleta como prática esportiva começou há 4 anos, e o espaço dedicado aos esportistas é motivo de comemoração. “Eu pedalo sempre e essa obra foi muito boa para os ciclistas que desejam só se exercitar ou os que querem treinar para competições. Vou esperar agora pela ciclofaixa da Zona Norte”, disse.

Já Laiana Trindade, que pedala desde os 10 anos, e é vendedora em uma loja de bicicleta na capital, o hábito de pedalar é, sobretudo, uma opção de exercício. “Não sou muito de ir em academia, então uso muito a bicicleta. Costumava frequentar a Praia do Meio e não vinha muito na Rota do Sol porque ficava com medo. A partir de agora, vou utilizar mais aqui”, declarou.