Robinson Faria pede envio ‘imediato’ das Forças Armadas ao RN

Governador Robinson Faria pediu o envio imediato das forças armadas - Foto: Frankie Marcone

CBN / O Globo – O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), afirmou à rádio “CBN” que pediu ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o envio “imediato” das Forças Armadas para auxiliar na segurança das ruas de Natal, que passa por uma onda de violência desde a quarta-feira. Faria também revelou que o Batalhão de Operações Oficiais (Bope) irá entrar na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, sem armas letais, para retirar os presos. O objetivo do governo é transferir todos os detentos para outras unidades do estado e interditar a prisão.

“Fiz o pedido para o ministro Alexandre de Moraes para conversar com o presidente Temer. Só ele pode autorizar o envio imediato, para hoje, das Forças Armadas, do Exército, da Marinha, para ocupar as ruas de Natal. Estão tocando fogo em ônibus, em uma retaliação pelo governo ter decidido separar, dentro do presídio, PCC (Primeiro Comando da Capital) e Sindicato do RN. Então ambos estão retaliando o governo. A situação aqui se tornou muito mais grave do que estava ontem, se agravou a partir de ontem a noite, então precisamos de socorro imediato”, destacou o governador.

O objetivo do governo é, com o apoio das tropas federais nas ruas da capital, deslocar a Polícia Militar para o presídio de Alcaçuz, onde detentos entraram em confronto na manhã desta quinta-feira. Segundo Faria, o Bope irá entrar na unidade, para retirar todos os presos e interditar o local.

“O Bope não vai entrar com arma letal, o Bope vai entrar para pacificar. Se não entrar, pode ter mais de 50, 100 mortos. Isso não é bom para ninguém. Mesmo sendo apenados, o Estado tem a obrigação também de proteger a vida do apenado”, afirmou.

CBN / O Globo