Documentário aborda projetos de combate ao trabalho infantil

“Dizem por aí que é melhor trabalhar do que roubar, que o trabalho enobrece e que é preciso trabalhar para ajudar a família”. É com essa frase, conhecida e reproduzida por muitos, que se inicia o documentário Catavento – Tudo ao seu tempo, sobre trabalho infantil.

Dividido em sete episódios, cada um trazendo uma abordagem distinta, o filme traz à tona a necessidade de se continuar buscando formas efetivas de eliminar o trabalho da vida desses meninos e meninas, aproximando-os da educação e de uma vida digna.

O documentário está disponível no anal da Fundação Telefônica no YouTube.

Uma destas formas é apresentada pelo projeto “Lugar de Criança é na Infância”, realizado pela Aldeias Infantis SOS de Caicó (RN) em parceria com a Fundação Telefônica. Segundo Francisco de Assis Santiago Junior, gestor do programa, a iniciativa teve impactos extremamente positivos na prevenção e combate ao trabalho infantil na região.

“Através de ações preventivas e de intervenção, beneficiamos mais de 500 crianças e adolescentes diretamente, além de seus irmãos de maneira indireta. Foram 150 famílias foram contempladas em 25 comunidades”, conta.