Projeto Executivo da recuperação das Traíras deve ser contratado ainda neste mês

Em audiência pública nesta quinta-feira (05), na Câmara Municipal de Jardim do Seridó, o secretário de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, José Mairton Figueiredo de França confirmou que a recuperação da parede da Barragem Passagem das Traíras é uma das prioridades do Governo Robinson para o Seridó.

Porém, necessita ainda de recursos financeiros para o projeto, e consequentemente a execução das obras. Neste caso não tem uma previsão oficial de quando os serviços serão iniciados. De acordo com Mairton França, ainda neste mês de Janeiro o Governo fará a licitação para a contratação do projeto-executivo da obra.

A audiência foi convocada pela Câmara Municipal, com participação de representantes do Governo do Estado, Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, CAERN, Agência Nacional de Águas, IGARN, DNOCS, além de prefeitos, vereadores de municípios do Seridó.

Como o alerta de risco na parede tem sido visível, a orientação da Agência Nacional de Águas à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos do RN, é de que enquanto a recuperação da parede da Barragem Passagem das Traíras não for concretizada, as comportas do reservatório sejam abertas, quando as chuvas forem iniciadas na quadra invernosa deste ano.

Para Flávia Barros, superintendente de Fiscalização da ANA, pelo tamanho das comportas, sua abertura não causaria prejuízo ao abastecimento das cidades que dependem das águas do reservatório. A ideia seria manter um nível que não trouxesse risco para a população, com um possível rompimento da estrutura da parede.